"A consciência é a estrutura das virtudes". Francis Bacon

domingo, 28 de abril de 2013

Power Foods






Eles são conhecidos e utilizados na culinária chinesa desde 900a.c., e constituem uma família de 60 tipos diferentes – sendo que alguns deles são tão caros que nem são produzidos comercialmente.


Eles são feiosos – mas eu adoro estes feiosos! Tanto na sua forma natural quanto seco, sou fã do sabor que eles acrescentam às receitas.


Além disso, eles são poderosos, pois são super funcionais e medicinais. Possuem elementos antivirais, anti-inflamatórios e antibióticos. Também são compostos por polissacarídeos, que aumentam nosso sistema imunológico e podem nos ajudar a lutar contra o câncer.


Todos os “feiosos” são boas fontes de vitamina B, incluindo o folato – que protege contra as más formações do feto e também ajuda a prevenir as doenças cardíacas – assim como fibras e proteínas. E o melhor: são pobres em gorduras. Alguns tipos ainda são fontes de vitamina D, essencial para a absorção do cálcio.


Cada tipo possui qualidades distintas. Por exemplo:





· 1) Os Shiitakes melhoram nosso sistema imunológico graças à presença de um carboidrato chamado Lentinano – que também é antiviral e antimicrobiano. Os antioxidantes presentes nele também atacam os radicais livres (aqueles que nos fazem envelhecer!!). Testes de laboratório com extratos de shiitakes mostram que eles inibem a proliferação de células de cólon e câncer de mama.


· 2) O Maitake, além de ter propriedades que ajudam nosso corpo a lutar contra o câncer também é usado para diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia. Assim como os Shiitakes, também atuam no nosso sistema imunológico, ajudando a manter o nível de açúcar no sangue baixo e controlando a pressão sanguínea.


· 3) O cogumelo Ostra auxilia a baixar o colesterol, pois inibe uma enzima que faz a síntese do mesmo.
 
 
· 4) O do tipo Morels: oferece sete aminoácidos que são indispensáveis na construção e manutenção de tecidos (como o tecido muscular). Além disso, servem para a formação de enzimas, anticorpos, hormônios, fornecimento de energia e também na regulação de processos metabólicos.


· 5) Os Portobellos e os Creminis são fontes de potássio que tem um papel importante para o bom funcionamento dos músculos e é também responsável pelo relaxamento muscular, além de ajudar o pâncreas a liberar a insulina. A falta desse mineral (Potássio) no organismo pode causar deficiência nos batimentos cardíacos e enfraquecimento muscular, responsáveis pelas conhecidas câimbras. Também é importante para manter a pressão arterial estável, pois a hipertensão arterial surge quando há muito sódio no organismo.
 
É bom saber: os cogumelos secos têm as mesmas propriedades que os cogumelos em natura.

 
Como comprar:

 
Quando comprar frescos, procure aqueles de textura firme, com o chapéu rosa ou amarronzado. Evite os pálidos ou os que estão com os chapéus cortados. Quando possível, compre toda a estrutura do cogumelo – não apenas um e opte também para os que ainda não foram cortados (aqui nos EUA eles vendem bandejas com os cogumelos já fatiados). Evite os que têm muitos buracos. Compre orgânicos, se estiverem disponíveis.

 
Como guardar:
 
 
Guarde os cogumelos frescos em um saco de papel (ou enrolados em um papel pardo) na geladeira por até 3 dias. Não os coloque em sacos plásticos, pois estes manterão os cogumelos encharcados, já que 90% da composição deles é água. (sabia?)
 
Os secos podem ser guardados por até um ano em um lugar seco, fechado hermeticamente e de preferência no escuro.
 
 
Dica de como limpá-los:
 

Não há necessidade de lavar os cogumelos – só se a sujeira persistir – aí sim pode abrir a pia só com um fio de água e delicadamente com uma escovinha remover esta sujeira. Do contrário, você pode higienizá-los a seco, com uma escovinha (pode ser até uma de dentes, macia) e passar uma toalha de papel úmida. Corte as partes que estão esponjosas, e também a pontinha dos cabinhos.

 


Tudo isso, claro, com muito cuidado! Lembre-se, você está limpando um cogumelo e não uma pedra!
J



 
 
No próximo post uma receita de Portobello assado com farofa de germe de trigo! Hum...



*Fontes:

Whole Living Magazine
Power Foods by Martha Stewart



 
 
 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem-vindos!