"A consciência é a estrutura das virtudes". Francis Bacon

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dia da receitinha


cogumelo_receita1

Hoje é dia de uma receitinha muitooooo gostosa. Preparei um cogumelo Portobello (aquele bem grandão) recheado com queijo e farofa de germe de trigo. Ele é ideal para este tipo de receita por ter um chapéu grande – ótimo para servir de entrada ou acompanhamento de um prato.
Antes de começar, vou dar a dica de como preparar o cogumelo para recheá-lo. Já dei a dica de como lavar no post anterior, e depois de limpo, é necessário: 
 
Photo Skitch Document
Limpar as guelras do cogumelo: as guelras são as partes pretinhas do Portobello. Para limpá-las é muito fácil: com uma colher raspe delicadamente a parte preta. Não é necessário colocar força, viu? Você vai perceber que é delicado e é só uma camadinha bem fininha. Feito isso, você pode passar água, ou simplesmente limpar com um papel toalha umedecido. Está pronto para iniciarmos os trabalhos!
 

Ingredientes:

4 cogumelos Portobello
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 pimenta de sua preferência (dedo-de-moça, malagueta…)
3 dentes de alho
1/2 copo de germe de trigo
10 colheres de sopa de queijo mussarela ralado (eu usei o mais magro…)
1 potinho de iogurte natural desnatado (pode ser grego ou normal)
4 cebolinhas picadas
salsinha
sal e pimenta

cogumelo_receita2
Modo de preparo:

Remova os cabinhos e as guelras dos cogumelos (como indiquei acima). Em uma panela, derreta a manteiga, metade da cebolinha, a pimenta e o alho amassado misturando e mexendo tudo por aproximadamente 3 minutos. Adicione o germe de trigo e misture por mais 1 minuto. Retire do fogo, adicione a salsinha, e tempere com sal e pimenta a gosto.


PicMonkey Collage_cogumelo_receita

Aqueça o forno a 190 graus.

Coloque os cogumelos em uma forma antiaderente (eu forrei uma forma com papel alumínio) e recheie com a mussarela (abaixo foto 1). Feito isto, distribua a farofa de germe de trigo entre os 4 cogumelos. Coloque um fiozinho de azeite em cada um e asse por aproximadamente 20 minutos. (Abaixo foto 2).
PicMonkey Collage_receita3

Enquanto isso, tempere o iogurte – eu temperei com sal e pimenta a gosto.

Após 20 minutos, retire os cogumelos do forno, e coloque uma colher generosa de iogurte em cada um. Salpique cebolinha e está pronto!! (Eu também coloquei um pouquinho de pimenta em flocos).  

O que faz com que essa receita fique deliciosa, é justamente a crocância da farofa com o geladinho e amarguinho do iogurte. MUITO BOM!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem-vindos!