"A consciência é a estrutura das virtudes". Francis Bacon

domingo, 12 de maio de 2013

Fique de olho no coelhinho!!







Cruelty Free (que quer dizer sem crueldade) é nome do movimento que certas empresas adotam como filosofia para a produção do seu produto. Na prática, um produto Cruelty Free não é testado em animais. Este movimento é relativamente novo, já que remédios, cosméticos, maquiagens, medicamentos, produtos de higiene e limpeza foram durante muito tempo (e ainda são)  testados nos pobres bichinhos, originando muito sofrimento e dor além da morte de milhares de animais por ano. Pensando bem, não faz tanto sentido testar produtos em animais, pois uma aspirina, por exemplo, que alivia nossa dor de cabeça rapidinho, é capaz de matar um gato também bem rapidinho. Então nem sempre o que é testado em animais necessariamente vai ser bom para o ser humano e vice-versa.

 PicMonkey Collage.crueltyfree* Tentei selecionar as fotos mais “leves”
 


Coelhos, camundongos, chipanzés, cães e porquinhos da índia são utilizados para tais experimentos, sendo forçados a comer, inalar, ou tendo certas substâncias esfregadas na pele, nos olhos e nas orelhas durante 28 a 90 dias, para ver se ocorrem processos alérgicos. Depois disso, todos são mortos. Bom, eu não vou dar detalhes da crueldade, quem quiser pode pesquisar nos links que vou deixar abaixo, tudo o que posso dizer é que é extremamente desumano. 
 
Mas então você deve estar pensando: se não testarmos em animais como vamos saber se os produtos que usamos e que ingerimos são seguros? As alternativas são muitas, porém mais caras. Por isso, é “melhor” pegar o coelhinho e mata-lo, do que, por exemplo, reconstruir a epiderme humana em laboratório, ou fazer experimentos in vitro e até mesmo coletar células de determinados órgãos para análise. (o que já vem acontecendo). Além disso, uma alternativa muito simples é utilizar como matéria prima os elementos já conhecidos como seguros – em torno de 20.000 catalogados. 
 
O movimento no mundo: 
 
De forma geral, 80% dos países do mundo ainda utilizam deste recurso pré-histórico para testar seus produtos. 
 
Começo pela China (vocês vão pensar que sou contra este país, mas já disse, na minha opinião, ela é um dos países mais antiéticos do mundo!). Na China, a lei é: absolutamente TUDO deve ser testado em animais. 
 
Nos EUA, não é proibido a utilização de animais em testes, porém, a lei permite livre arbítrio para as empresas fazerem suas escolhas. Isto é: continua cruel quem quer!

Na Europa, há mais de 25 anos alternativas são adotadas e é proibida a utilização de animais para testes! Viva a Europa!! 
 
E no nosso Brasil, infelizmente ainda não há uma lei que regulamenta o fim do uso de animais nos testes. Porém, a partir deste ano, existe um pedido oficial da Sociedade Internacional Protetora dos Animais (HSI) para que o país passe a usar soluções alternativas na produção de seus produtos. Você é a favor? Então ajude, assinando o abaixo assinado oficial desta organização clicando aqui
 
E como último comentário, pois poderia escrever horas sobre o assunto, é importante ressaltar que algumas empresas que se dizem “Cruelty Free” não são de verdade o que estão dizendo! Explico: se na China, só é permitido a venda de produtos que foram testados em animais, empresas mesmo que de outros países que vendem na China automaticamente entram no padrão das leis deste país. Por isso, fique de olho bem aberto. 
 
Se você tem interesse em saber quais indústrias apostam na produção sem crueldade, é bem fácil: é só fazer o download (e é de graça!) neste link, preencher alguns dados e receber o guia, que é bem pequenininho, e em inglês. 
 
O que posso dizer, é que dá gosto comprar uma maquiagem de uma marca (alemã) super badalada atualmente como a Urban Decay e ver escrito em seus produtos: “nós não utilizamos animais para testes. Como alguém pode fazer isso?” Só posso dar parabéns às empresas que corajosamente adotaram uma postura diferente da mesmice. 
 
No Brasil, ainda é fraca a quantidade de produtos com o coelhinho ou vegan (como também pode ser denominado), mas é possível encontrar produtos de empresas multinacionais que não utilizam animais em testes. Você pode ver a lista completa clicando aqui.
E fique atento:

Nossa querida Jonhson e Jonhson (que sempre tem bebês tão fofos em suas propagandas)  não é nem um pouco amiga dos animais. Todos os produtos da marca Kleenex são testados (lenços, papel higiênico, etc). Fraldas da turma da Mônica e Hugies também! L

Acredito que houve um boicote (ou força política?) à lista das empresas brasileiras que testam seus produtos nos animais, pois ela foi tirada do site. No lugar, foi publicada lista das empresas internacionais. Aqui estão elas.

Meu objetivo neste post é conscientizar, pois como já disse vivemos no automático, e não nos damos conta da barbárie que ocorre para a fabricação de determinados produtos até chegarem à nossas mãos. Que tal um boicote às indústrias desumanas? Já que os animais não podem pedir ajuda, vamos fazer por eles! Pense sobre isso.

3 comentários:

  1. Thank you soo much for you beautiful and supporting comment! I have checked out your blog and am so impressed <3 I'm already in love with it! I'm so glad you can reach those whom don't necessarily speak English! It's soo wonderful!!! <3 <3 <3 It's really wonderful what you're doing!

    ResponderExcluir
  2. Good to hear from you, Camila. I am glad that you liked my blog. Let´s keep in touch.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito bem-vindos!