"A consciência é a estrutura das virtudes". Francis Bacon

terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia da dica verde




*Clique nas imagens para ampliá-las. 
 

Reciclando roupas
 
 

Aproveitando que ontem foi o dia do Planeta, achei muito legal a iniciativa de algumas lojas aqui: estimular a reciclagem de roupas (o que quase não fazemos e não ouvimos falar, afinal, reciclamos latas, papéis, plástico etc...), porém o que quase ninguém sabe, é que 95% dos tecidos são recicláveis.
 
Dei uma olhadinha em algumas vitrines e vi que há uma campanha motivando as pessoas a trazerem suas roupas velhas em trocas de descontos. É claro, que isso faz parte do marketing agressivo americano (gente, eles são muito bons pra vender!), mas o que é mais legal é a idéia ecológica por trás disso.
 
 




Peguei esse panfleto na loja H&M, que é uma fast fashion daqui, o que corresponderia às lojas Renner, ou C&A do Brasil...


A idéia é reduzir o impacto ecológico que a indústria fashion causa. Cada pessoa pode levar 2 sacolas de roupas por dia, e ganhará o desconto de 15% em uma peça da loja. Pode ser qualquer marca de roupa e também em qualquer estado. Estas roupas vão ser recicladas e vão se tornar energia, novas roupas, materiais para isolamento de carros e casas, panos de limpeza, carpetes...
 

 


Achei interessante, porque você pode fazer aquela limpa no guarda roupa, tirar um montão de coisas e trazer pra casa uma peça novinha! Isto também faz parte do consumo consciente: comprar o que realmente necessitamos.


Em tempo: para produzir uma singela camiseta, são produzidos cerca de 1.5 a 3.6kg de CO2 (isto é: efeito estufa!!). Reciclando esta mesma camiseta, você reduz cerca de 85 a 90% deste valor.



Conclusão: este é o tipo de atitude que faz bem para todos: para o seu bolso, para o planeta e para o seu armário! J

 
Aqui nos EUA existem empresas especializadas só em reciclagem de roupa, e que produzem sua própria coleção com estas roupas. A SOEX é uma de muitas e que atua neste setor há 25 anos. Além de reciclar, as roupas passam por uma primeira seleção e as que estão em bom estado são doadas para instituições de caridade, abrigos e creches.
 

 



2 comentários:

  1. Adorei!!!!! To indo pegar o avião com a mala cheia!! ;) rsrsrsrs..... sabe quando isso vai chegar aki? Nuncaaa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahah quem sabe um dia!! Esta é uma boa dica de negócio: reciclagem de roupas!! ;)

      Excluir

Seus comentários são muito bem-vindos!