"A consciência é a estrutura das virtudes". Francis Bacon

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O travesseiro nosso de todos os dias

 
*Clique nas imagens para ampliá-las. 
 
 

A gente realmente vive no automático. Estava folheando uma revista e fiquei de queixo caído quando me dei conta das penas e plumas usadas para fazer travesseiros, cobertores, casacos, etc... nossa! E eu tenho tudo isso na minha casa! Que vergonha...comprei na época em que ainda não pensava mais profundamente sobre essas coisas.
Aqui nos EUA, como em determinadas regiões faz muito frio, grande parte dos casacos vendidos para o inverno são de “down” isso é: penas (aqueles casacos fofinhos sabe?). Às vezes vem até um “sachezinho” penduradinho na manga mostrando o recheio do casaco. Sim, eles são quentes, mas porque continuar matando e maltratando milhares de aves se hoje em dia temos tecnologia para produzirmos outros materiais que esquentam da mesma forma? Se ainda vivêssemos no tempo das cavernas...
 



Pesquisando no Google, vi que existem vários vídeos e fotos sobre como é feito o processo. Para falar a verdade nem quis ver, já que normalmente eu sofro junto. Li algumas coisas apenas. Resumindo, é como se te colocassem no colo, agarrassem teu pescoço e arrancassem teus cabelos – tudo isso sem a mínima piedade, é claro. Gostou?

 
Já imaginou? Para fazer apenas 1 travesseiro, são necessários 34 patos.
Eu sei que a China está com a economia forte e tudo mais, mas é justamente ela que produz cerca de 70% das penas e plumas que são comercializadas. Infelizmente tenho que falar desse país: na minha opinião, um dos menos éticos – e justamente por isso que a economia está tão forte. Explora pessoas e animais.
Como alternativas, nós podemos pensar em:
 

PROS J

CONTRAS L

NYLON

Ao contrário de grande parte dos “recheios” orgânicos, o nylon é reciclável.

Produzir nylon produz óxido de nitrato que é pelo menos 300x mais potente do que dióxido de carbono

Poliéster

Pode-se produzir este material através de garrafas de plástico recicladas

Produzir poliéster requer uma grande quantidade de água para fazer o resfriamento do material

Algodão

Para produzi-lo não é necessário petroquímico e energia como no nylon e no poliéster

Plantações de algodão requerem litros e litros de água, e  há o uso de muitos pesticidas.

Tencel

É feito a partir da polpa de madeira, um recurso natural e renovável e requer apenas 1/5 de terra que a produção de algodão requer.

As etapas do processo envolvem um grande gasto de energia e também o uso de produtos químicos

Asclepias

(é uma flor)

É natural. Esta penugem é encontrada nas sementes das plantas

A produção e consumo destas sementes ameaçam as borboletas que colocam seus ovos nas flores

Fibra de Kapok (é uma árvore)

São árvores enormes que podem crescer sem pesticidas

Por serem árvores de florestas tropicais, a exploração delas pode fazer com que haja desequilíbrio no ecossistema.
 
Se você olhou a tabela com atenção você deve ter percebido que não existe o ideal. Mas dentro dessas alternativas você pode optar por aquilo que “julga” ser um pouco melhor.


Ainda bem que existem empresas que já estão cientes disso. Encontrei neste site, por exemplo. A proposta deles é oferecer ao cliente produtos de algodão orgânico e lã! Isto é: eles apenas "depilam" as ovelhas, sem precisar sacrificá-las. Eles também vendem produtos feitos com Kapok. Para saber mais sobre a empresa acesse: http://www.goodnightnaturals.com/index.html
A verdade é essa: depois de ler e ver tudo o que vi para escrever este post, quem consegue dormir tranquilo em um travesseiro de pena?
 
Você sabia? Um milhão de toneladas de gás metano é emitido através das fezes de aproximadamente 3.000 gansos em um ano. O que isso significa? Efeito estufa!
Fonte:
Whole living magazine
 
 
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem-vindos!