"A consciência é a estrutura das virtudes". Francis Bacon

domingo, 18 de agosto de 2013

Óleo do bem!


argan1

Nos anos 80 e 90 se alguém nos dissesse para passar óleo na pele iríamos dizer que esta pessoa estava ficando maluca. Como vou passar óleo na pele? Porém pesquisas recentes tem descoberto que os óleos botânicos como o de Argan, óleo de maracujá, óleo de coco e muitos outros, possuem altas propriedades antioxidantes e podem ser usados com bastante tranqüilidade na pele. Tiram a irritação da pele, acalmando-a, diminuindo a inflamação.
 
A fama é ruim porque na mesma época a maioria dos cremes tinham em sua composição o famoso “óleo mineral” (também chamado parafina líquida, petrolato líquido pesado, óleo branco ou vaselina líquida), mas você sabe de onde vem este óleo?? Do petróleo! Por ser tão barato, é abundantemente utilizado nos produtos de beleza (como cremes para rosto e corpo, maquiagens e também muito utilizado nos produtos para bebês). Na verdade, é mais barato usar o óleo na produção destes produtos do que jogá-lo fora.
 
O óleo mineral (o veneninho encontrado em muitos produtos) não penetra na pele, pois atua superficialmente, e apenas lubrifica a superfície dando a sensação de hidratação, fazendo com que os poros fiquem entupidos inibindo a pele de eliminar as toxinas. Além disso, pode causar sérias reações alérgicas.
 
Ao pesquisar sobre ele foi possível encontrar opiniões de todos os lados! Mas minha experiência com produtos de óleo mineral, realmente me faz acreditar que eles são prejudiciais para a pele. No inverno aqui nos EUA usei muito o famoso creme Nívea da latinha azul. Enfim, é tão frio, que se não passar algo realmente "isolante" (ele age muito bem como barreira) a pele fica toda craquelada. Usei muito, e naquele momento foi muito útil, mas o resultado disso é que fiquei com a pele bastante congestionada, cheia de cravinhos e como os poros bastante dilatados (resultado do excesso de oleosidade!).
 
Segundo a FDA (o órgão que regulamenta alimentos e medicações aqui nos EUA), quanto mais acima o nome do ingrediente está listado no produto, mais este ingrediente está presente no mesmo. Então veja o que há numa inocente loção de bebês. Óleo mineral como o segundo ingrediente da lista!! Bom né?? A “querida” Johnson e Johnson novamente…
 
argan2
 
Foi pensando nisso e depois de saber disto que fui atrás de óleos com propriedades benéficas para a pele e os cabelos. Achei este, da marca Josie Maran, que virou meu companheiro de rotina e hidratação.
 
Com a idade, nossa pele passa a produzir menos óleo e fica mais desidratada e por isso as linhas de expressão ficam ainda mais “expressivas”. Como os óleos do bem são lipossolúveis (pois conseguem ultrapassar a oleosidade da nossa própria pele) eles penetram na pele e a hidratam profundamente. O óleo de coco e o azeite de oliva, por exemplo, são excelentes hidratantes.
 
Quando aplicado antes dos cremes antiidade, o óleo tem a propriedade de ajudar a penetração destes cremes, aumentando assim a eficiência dos mesmos, hidratando e deixando a pele super macia.
 
O óleo de Argan tem propriedade  antioxidantes é rico em vitamina E e também em ácidos graxos, isto é: gorduras do bem! Protege a pele das agressões externas, controla a oleosidade (imaginem isso: um óleo que controla a oleosidade!!) ajuda a reduzir a hiper pigmentação da pele, eficaz no tratamento da acne e hidrata, hidrata, hidrata!! É o que mais posso falar.
 
O que mais gosto nele: 100% orgânico, puro e natural, sem toxinas, perfumes e derivados de petróleo, amigo do coelhinho (cruelty free) e sem parabenos. (Logo vou falar deste último…)
 
argan3
 
Ao invés de comprar a famosa máscara de hidratação para os cabelos, optei por investir no óleo de argan pois aí sim sei o que estou usando e também posso colocar a quantidade que eu quiser. Faço sempre banhos de creme e pingo várias gotas dele antes de passar nos cabelos. Uso no rosto, nas cutículas. E como já estou testando o produto há uns 3 meses, está super aprovado!!
 
Fica a dica!
 
* POLÍTICA DO BLOG
Este blog não tem conteúdo pago. Não faço publipost nem ganho dinheiro para mencionar produtos no blog ou nas redes sociais. Coloco aqui o que gosto e o que acho que pode ser uma dica legal para as pessoas que acompanham este canal.
 
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem-vindos!