"A consciência é a estrutura das virtudes". Francis Bacon

terça-feira, 5 de março de 2013

Power foods



Eu adoro tudo que vai coco e claro, não poderia deixar de falar do óleo de coco – tão discutido aí no Brasil. Emagrece ou não emagrece? Pra que serve?

O óleo de coco gerou muita controvérsia em muitos países devido ao alto nível de gordura saturada (aquela que entra na sua corrente sanguínea e entope suas artérias). Ele pode ser encontrado de três formas e é preciso ficar muito atento aos rótulos:

 Parcialmente hidrogenado ou hidrogenado:  que é aquele que passa por um processo químico e contém altas taxas de gordura; fique atento para não comprar este! É mais barato, mas às vezes o barato sai caro, né?

Virgem ou extra virgem, é o óleo mais puro, que não passa por nenhum processo químico; este sim você pode comprar!

Orgânico: possui as mesmas qualidades do óleo virgem. Este também é bom! Aqui nos EUA um vidro de 400 ml de óleo orgânico custa em média U$ 7.00.

Ele é muito utilizado na culinária, pois substitui perfeitamente a manteiga e outros óleos.

O que as evidências mostram:

·         Ajuda na absorção de cálcio e magnésio – dois importantes componentes para a saúde dos ossos e dentes;

·         Melhora o sistema imunológico, além de ser carregado de antioxidantes (responsável por ajudar as células do seu corpo a não oxidarem)  também contém ácido láurico – que ajuda nosso corpo a lutar contra as bactérias e vírus, combate viroses e infecções. Este ácido é um dos pontos altos do óleo de coco, pois ele tem a propriedade de matar as bactérias ruins sem prejudicar as saudáveis bactérias intestinais, por exemplo.

·         Melhora seu colesterol “bom” – aumenta o nível do HDL;

·         Estudos recentes mostram que este óleo é um poderoso anti-inflamatório ajudando o nosso organismo a lutar contra doenças inflamatórias como a artrose, por exemplo;

·         Ajuda pacientes com câncer e HIV: estudos mostram que reduz a suscetibilidade destes pacientes;


Infelizmente, para a turminha que quer emagrecer, não há estudos comprovando sua eficácia. Por enquanto, não perca seu tempo nem dinheiro com isso.



E não se assuste: o óleo de coco pode ser sólido, (foi meu caso quando comprei) em temperaturas abaixo de 24, 25 graus. Para derreter é fácil, o nosso conhecido banho-maria. E mais um detalhe: para preservar suas propriedades deve ser guardado no escuro não deve ser armazenado na geladeira.
No próximo post, uma receitinha de muffin com óleo de coco. Super  yummy (como eles dizem aqui nos EUA)! Até lá! 

Fontes:



Health magazine

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem-vindos!